São as formas de doença periodontal inflamatória mais graves provocadas pela placa bacteriana. Estas doenças podem estar acompanhadas por febre, mal-estar e linfadenopatia, apesar de estas características não serem constantes.

Podem incluir as seguintes características:

• Papila ulcerada ou necrosada;
  • Coberta de tecido necrosado ou pseudomembrana;
  • Papila Grosseira ou em cratera;
  • Sangramento provocado ou espontâneo;
  • Dor e odor fétido;

Classificação

As duas doenças representam manifestações clínicas de uma mesma doença, exceto para a característica distinta da PUN em relação a perda óssea e de inserção clínica.

GUN – Gengivite Ulcerativa Necrosante

É uma condição inflamatória e destrutiva da gengiva, caracterizada por ulceração e necrose da papila e da margem gengival, o que resulta em um aspecto característico de crateras, são dolorosas e apresentam evolução rápida. A dor grave frequentemente é a principal razão para os pacientes procurarem atendimento odontológico.

As úlceras são cobertas por uma camada branco-amarelada ou cinza (pseudomembrana).

A etiologia é bacteriana (Fusobacterium nucleatum, Prevotella intermedia, Porphyromonas gingivalis) e possuem os fatores predisponentes: estresse pisciológico, fumo e imunossupressão. Também é conhecida por boca de trincheira, devido aos altos índices de acometimento durante a 2ª Gerra Mundial.

É normalmente vista como uma lesão aguda que responde bem a terapia antimicrobiana combinada com a remoção profissional da placa e do cálculo e com a melhora nas condições de higiene bucal.

Diagnóstico diferencial

GUNGENGIVO ESTOMATITE HERPÉTICA PRIMÁRIA
·      15-30 anos·      Crianças/Adolescentes
·      Bacteriana·      Viral
·      Papilas interdentais·      Gengiva e Mucosa Bucal
·      Lesões necróticas·      Vesículas
·      Curso indefinido·      Curso de 7 a 14 dias
·      Não contagiosa·      Contagiosa
·      Destruição tecidual permanente·      Cicatrização sem destruição tecidual

PUN – Periodontite Ulcerativa Necrosante

Difere da GUN em relação a característica constante de perda óssea alveolar e de inserção clínica, possui ulceração local e necrose do tecido gengival com exposição óssea, sangramento espontâneo e dor severa.

Uma parcela significativa de pacientes nessa condição, é soro positivo em HIV.

Estomatite Necrosante (NS)

Quando o processo de necrose progride além da junção mucogengival, é denominada NS (Willians et al., 1990). A intensa destruição tecidual está relacionada ao comprometimento da função imune tipicamente associado com o HIV.

Tratamento

O Tratamento das doenças periodontais necrosantes é dividido em duas fases: tratamento da fase aguda e tratamento de manutenção.

Fase Aguda: o objetivo do tratamento é a eliminação da atividade da doença e evitar a dor e o desconforto do paciente. Na primeira consulta tentar remover o  tecido necrosado cuidadosamente com gaze estéril e realizar leve debridamento supra gengival. Prescrever analgésicos e bochechos com clorexidina a 0,2 % e orientação quanto a higiene bucal e sobre importância da terapia corretiva.

Conforme a severidade da infecção pode ser administrado antibióticos: metronidazol 250 mg de 8/8 durante 3 a 5 dias.

Fase de Manutenção: Terapia Periodontal para a remoção da causa e terapia de Suporte.

Referências Bibliográficas

1. LINDHE, J. Tratado de periodontologia clínica e implatologia oral, 5 o ed., Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2010