É de grande importância clínica, o conhecimento dos estágios de desenvolvimento de Nolla e só existe para os dentes permanentes. O processo de erupção dos dentes permanentes pode ser acelerado ou retardado, conforme a exodontia dos seus antecessores (decíduos).
É utilizado para a avaliação do desenvolvimento dentário individual através de radiografias e tem grande importância. Por exemplo: é confrontado uma radiografia do paciente com o esquema abaixo. Se a raíz da radiografia está com 2/3 formada, recebe o valor 8 no estágio de desenvolvimento de Nolla e com essa informação pode-se fazer algumas conclusões.
A exodontias dos decíduos a partir do estágio 8, geralmente não irá causar problemas para o permanente erupcionar, mesmo sem o antecessor decíduo como guia, assim quanto mais formada a raíz estiver, maior é a força de erupção. Além disso a irrupção dos permanentes ocorre no estágio 8.
Referências
VELLINI, F. Ortodontia: Diagnóstico e planejamento clínico, 7ª ed. São Paulo 2008.
MENEZES, F. C.; ARAÚJO, T. M. Manutenção de espaço. Rev Faculd Odontol UFBA , Salvador, v. 12-13, p. 119-126, jan./dez. 1992/1993.
Aprendido muito
Ótimo o assunto
Qual foi a referencia usada para esse post?
Boa tarde Priscilla. Obrigado pelo seu comentário.
Atualizamos o post com as referências que foram utilizadas.
Muito obrigado pelos posts, sempre fundamentados para ter maior valor as informações.