De acordo com a portaria do Ministério do Trabalho, MT nº 3214, de 08 de Junho de 1978, os riscos ocupacionais descritos são:

• Riscos de Acidente
  • Riscos Ergonômicos
  • Riscos Físicos
  • Riscos Químicos
  • Riscos Biológicos

Na área da saúde o risco Biológico é o mais preocupante, pois além do profissional e sua equipe estarem predispostos, o paciente e os familiares de ambos também estão. Por isso é de suma importância que todo o profissional desta área tenha conhecimento de condutas e fazer uso de técnicas de Biossegurança.

Biossegurança “é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento, tecnologia e prestação de serviço visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados” [CTbio / FIOCRUZ], e Biossegurança Odontológica, mais precisamente, é o conjunto de medidas criadas para evitar a contaminação no ambiente odontológico.

Em toda atividade odontológica, tão importante quanto o aprimoramento técnico e científico é a conscientização dos riscos de contaminação durante o atendimento odontológico. A cada dia, pesquisas vêm demonstrando que, em todos os instrumentos odontológicos, dos mais simples aos mais sofisticados, esconde-se um universo de microrganismos patogênicos (BUHTZ, 1995; FERREIRA, 1995).

O consultório odontológico é um ambiente altamente contaminado seja por bactérias vindas da boca do paciente, pelas mãos dos cirurgiões dentistas e assistentes, por gotículas eliminadas durante os procedimentos, pelo aerossol contaminante ou pelos instrumentos e equipamentos contaminados. É uma atividade que expõe os pacientes, a equipe, o próprio cirurgião dentista e indiretamente seus familiares às mais diversas doenças infecciosas.

Segundo as estatísticas da Organização Mundial de Saúde, ¼ dos pacientes que vão aos consultórios levam consigo inúmeras doenças que podem ser transmitidas aos outros pacientes ou ao dentista e sua equipe. Isso faz com que os profissionais de odontologia ocupem o 3° lugar entre os profissionais infectados¹. Dentre as doenças encontramos a catapora, conjuntivite herpética, herpes simples, herpes zoster, mononucleose infecciosa, sarampo, rubéola, pneumonia, papilomavírus humano, HIV, tuberculose, além das hepatites tipo C e B, as quais os dentistas são respectivamente ,13 e 6 vezes mais suscetíveis de contrair.

Todo profissional da área odontológica devem tomar medidas de proteção a sua saúde e do paciente. Com isso deve estar atento a vacinação; lavagem das mãos e instrumentais; uso de barreiras mecânicas, Equipamento de Proteção Individual e Coletivo; processos de desinfecção e esterilização; descarte de resíduos; tomadas radiográficas; água e ar; e, limpeza e desinfecção do consultório.

Na clínica odontológica, a infecção cruzada, que é a transmissão de microorganismos de pessoa a pessoa (paciente-profissional, paciente-paciente e profissional-profissional) através de contaminação aérea, de objetos ou instrumentos contaminados é dada através de 3 veículos (sangue, saliva e instrumental contaminado) e 2 vias de contaminação: Inalação (spray de aerossol das turbinas) e Inoculação (pérfuro-cortantes). Há anos existem recomendações para a melhoria da biossegurança nos consultórios, mas parte dos profi ssionais ainda se mostra resistente à adoção de medidas de controle de infecção.

Depois do aparecimento da AIDS, no início da década de 80, as comunidades de saúde foram alertadas para o real perigo da transmissão ocupacional de doenças infecciosas, iniciando-se um forte movimento para adoção de um programa para controle de infecção cruzada nos serviços de saúde, visando reduzir os riscos tanto para profi ssionais quanto para pacientes (RUNNELLS, 1988).

Passou-se a dar a devida atenção a esse assunto de extrema importância, inclusive os próprios pacientes que começaram a ter consciência do real perigo de uma visita a um dentista que não cumpre as normas de segurança. A contaminação cruzada ocorre de maneira simples, basta observar os movimentos de um cirurgião dentista durante um procedimento. O profissional pode ter se preocupado com a esterilização e disposição dos instrumentos, lavado as mãos corretamente e colocado as luvas. Porém, um simples reposicionamento do equipo ou do refletor sem barreira ou um material retirado da gaveta, ou a uso de materiais que não sofrem autoclavagem, já é suficiente para a contaminação dessas partes. Além disso, o aerossol é capaz de contaminar todas as superfícies expostas na sala.

No caso do paciente ser portador de uma doença infecciosa, todo o consultório, bem como a equipe, torna-se contaminados pela microbiota normal do paciente e também pelo agente etiológico da doença que o acomete. Os pacientes podem albergar agentes etiológicos de determinada doença, mesmo sem apresentar os sintomas clínicos ou mesmo sem desenvolver a doença em questão. Uma cadeia potencial de infecção cruzada, de um paciente para outro foi estabelecida, através da contaminação de instrumentos e do pessoal odontológico, pelos microrganismos procedentes do primeiro paciente. Assim, antes do atendimento ao novo paciente, medidas efetivas devem ser tomadas para impedir a cadeia de infecção cruzada. (JORGE, 1998).

Dessa forma, todos os equipamentos tocados pelo cirurgião dentista e sua equipe estarão contaminados. Preconiza-se fazer uma desinfecção das superfícies com álcool 70% (ou 770 GL), compostos sintéticos do iodo, solução alcoólica de clorexidine (2 a 5% em álcool a 70%), compostos fenólicos ou hipoclorito ou sódio (0,5%) de acordo com o material da superfície.

Por outro lado, a falta de cuidado de alguns cirurgiões-dentistas em relação à biossegurança tem propiciado a intensificação do ciclo de infecções cruzadas. A aparência de um consultório limpo, bem decorado, em cores brancas ou neutras, nem sempre signifi ca que ele esteja devidamente desinfetado e os equipamentos esterilizados (FERREIRA, 1995). Ferrari (2001) esclarece que o princípio de biossegurança é uma questão de consciência profissional.

Os procedimentos devem ser executados como um ritual, independentemente de quem seja o paciente, já que não seria ético nem suficiente submeter os pacientes a exames laboratoriais.

BIBLIOGRAFIA
CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA – BIOSSEGURANÇA.
HTTP://CFO.ORG.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2009/09/MANUAL_BIOSSEGURANCA.PDF

ANVISA – SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS
HTTP://WWW.ANVISA.GOV.BR/SERVICOSAUDE/MANUAIS/MANUAL_ODONTO.PDF

JORGE, A. O. C., PRINCÍPIO DE BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA.
HTTP://WWW.HIGIENEOCUPACIONAL.COM.BR/DOWNLOAD/BIOSSEG-ODONTO.PDF

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA.
HTTP://WWW.ODONTOBIO.KIT.NET/MANUAL.HTM

ODONTOLÓGICA, BIOSSEGURANÇA ODONTOLÓGICA.
HTTP://ODONTOLOGIKA.UOL.COM.BR/BIOSSEGURANCA.HTM

CONTROLE DE INFECÇÕES E A PRÁTICA ODONTOLÓGICA EM TEMPOS DE AIDS.
HTTP://CFO.ORG.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2009/10/MANUAL_CONDUTA_ODONTO.PDF

A IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANCA NOS CONSULTORIOS ODONTOLOGICOS.
HTTPS://DABIATLANTE.COM.BR/ARTIGOS/B-SAFE.PDF