Retalho de Widman Modificadoodontologistas2018-04-10T21:18:45+00:00Ranfjord e Nissle (1974) descreveram a técnica do retalho de Widman modificado, que é também conhecida como técnica de raspagem a céu aberto.
A técnica do retalho original de Widman incluía tanto o deslocamento apical do retalho como a restauração do contorno ósseo (eliminação dos defeitos ósseos) para a eliminação de bolsas, já a técnica modificada objetiva a correção da bolsa.
1- A incisão é feita de 0,5 a 1 mm da margem gengival e paralela ao longo eixo dos dentes. Se as bolsas na área vestibular forem menores que 2 mm ou se considerações estéticas forem importantes, é realizada uma incisão intra-sulcular. (fonte: Lindhe, 2010).
2- Após o cuidadoso afastamento do retalho é realizada uma segunda incisão intra-sulcular até a crista óssea alveolar para separar o colar tecidual da superfície radicular. (fonte: Lindhe. 2010)
3- A terceira incisão é feita perpendicular a superfície radicular e o mais próximo possível da crista óssea, separando desse modo, o colar de tecido do osso alveolar (fonte: Lindhe,2010).
4- O epitélio da bolsa e o tecido de granulação são removidos com curetas. As raízes expostas são cuidadosamente raspadas e aplainadas, os defeitos ósseos angulares são cuidadosamente curetados. Os retalhos são cuidadosamente ajustados para proteger o osso alveolar e é realizada a sutura.
(Fonte: Lindhe, 2010)
Vantagens
- Possibilidade de obter uma mínima adaptação dos tecidos moles às superfícies radiculares.
- Trauma mínimo em relação ao osso alveolar exposto e o tecido conjuntivo.
- Resultado esteticamente melhor devido a menos exposição das superfícies radiculares.
Referências
LINDHE, J. Tratado de periodontologia clínica e implatologia oral, 5 o ed., Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2010.